fbpx

Atendimento seg a sexta das 7h às 18:00h

Tratamentos

TÉCNICAS COMPLEMENTARES

Punção e biópsia testicular

A Punção e Biópsia Testicular são procedimentos desenvolvidos para obtenção de espermatozoides diretamente do epidídimo e testículo, no caso de azoospermia.

A azoospermia é a ausência de espermatozoide após a ejaculação e pode ser diagnosticada através da análise de amostras seminais no exame espermograma.

Assim, essas técnicas de rastreio, permitem que o casal utilize seus próprios
espermatozoides para fertilização dos óvulos, não sendo necessário recorrer ao banco de doação de sêmen.

Biopsia Testicular

QUAIS AS ETAPAS DO PROCEDIMENTO?

Etapa 1: Confirmação do diagnóstico através de espermograma completo,
exames hormonais e ultrassom escrotal.

Etapa 2: Punção e biopsia testicular será sugerida de acordo com o tipo de
azoospermia, obstrutiva ou não obstrutiva.

Etapa 3: O procedimento é cirúrgico simples. O local é anestesiado e uma
pequena incisão poderá ser feita para obtenção dos espermatozoides de
acordo com o tipo de método:

  • Extração de esperma testicular (TESE) aberta: são retirados fragmentos testiculares para o isolamento de espermatozoides.
  • Extração microcirúrgica de esperma testicular (micro-TESE): com auxílio de um microscópio o cirurgião pesquisa nos túbulos seminíferos os espermatozoides.
  • Aspiração percutânea de espermatozoide epididimal (PESA): Uma agulha é inserida na pele escrotal até o epidídimo para obtenção dos espermatozoides.
  • Aspiração de esperma testicular (TESA): Uma agulha é inserida na pele escrotal até o testículo para obtenção de fragmentos testiculares para o isolamento de espermatozoides.
  • Aspiração microcirúrgica de esperma epididimário (MESA): O líquido epididimal é aspirado para o isolamento de espermatozoides.

 

Etapa 3: Os espermatozoides selecionados são levados para o laboratório de Reprodução Assistida para serem injetados nos óvulos ou para o laboratório de andrologia para a criopreservação dos espermatozoides obtidos. Normalmente, esse procedimento é acompanhado da fertilização in vitro, geralmente o número de gametas obtidos são baixos, por  isso, a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI) será a técnica selecionada para a fertilização.

Etapa 4: A recuperação dos procedimentos é rápida. O paciente é liberado no mesmo dia após a cirurgia e necessita de repouso com uso de antibiótico e analgésico. As atividades físicas devem ser evitadas durante os primeiros 10 dias e em 14 dias a cicatrização estará completa.