A preservação da fertilidade proporciona a manutenção da saúde reprodutiva dos pacientes e pode oferecer a opção futura de constituição de família com filhos biológicos.
O congelamento de sêmen é uma técnica de criopreservação masculina, os espermatozoides são armazenados por tempo indeterminado a temperaturas extremamente baixas no nitrogênio líquido, com o objetivo de conservar sua funcionalidade.
Etapa 1: Antes do processo de congelamento do sêmen, o paciente passa por avaliação clínica, espermograma e exames sorológicos para análise da qualidade seminal.
Etapa 2: A coleta de sêmen deve ser realizada em dia específico agendado com a recepção e laboratório. O método de obtenção será em local especifico e isolado na Clínica de Reprodução Humana de Petrolina por masturbação ou em alguns casos em centro cirúrgico por punção testicular e/ou epedidimária.
Etapa 3: A amostra seminal é encaminhada para o laboratório de andrologia, avaliada microscopicamente e preparada para o congelamento. O processo certifica altas taxas de sobrevivência espermática pós o descongelamento.
Etapa 4: O sêmen será armazenado em botijão de nitrogênio líquido a -196ºC.