fbpx

Atendimento seg a sexta das 7h às 18:00h

Nossos

EXAMES

Histeroscopia

A histeroscopia é um dos exames indicados para o diagnóstico de patologias subjacentes na mulher infértil. A partir das imagens que o exame fornece, através da visualização direta (versus visualização indireta na ecografia) da cavidade uterina, do canal cervical e da vagina, é possível verificar se o interior do útero está em plena condição de desenvolver a gravidez. Nas situações em que o médico deteta a existência de alterações (pólipos, miomas submucosos, espessamento endometrial, malformações uterinas, sinéquias, etc.), poderá optar por uma intervenção terapêutica, no decorrer do mesmo procedimento. De fato, atualmente, uma considerável parte dos procedimentos histerocópicos são do “tipo” see and treat, ou seja, o diagnóstico e tratamento são realizados am ambulatório, sem necessidade de planeamento, na mesma abordagem

A técnica histeroscópica é também, hoje em dia, uma emergente ferramenta adjuvante às técnicas de reprodução assistida. Exemplo disto é a técnica “Endometrial Scratching”, levada a cabo por meio histeroscópico, e que permite, possivelmente, uma melhoria da taxa de implantação do óvulo na parede endometrial (técnica utilizada hoje em casos específicos).

 

INDICAÇÕES:
Foram realizados inúmeros estudos que demosntram que a histeroscopia é o método de diagnóstico mais preciso e eficaz da patologia uterina. As principais indicações para a histeroscopia são as seguintes:
•Pólipo endometrial
•Mioma submucoso
•Síndrome de Asherman ou sinéquias intra-útero
•DIU perdido dentro do útero.
•Corpo estranho
•Malformações do útero (mullerianas)
•Histerossalpingografia ou Sonohisterossalpingografia anormal
•Hemorragia intrauterina anormal
•Antes de iniciar o preparo do endometrio para transferência de embriões.

Qual a diferença entre histeroscopia diagnóstica e histeroscopia cirúrgica ?

A histeroscopia diagnóstica avalia a cavidade uterina sem a necessidade de incisões. Para isso, utiliza-se o histeroscópio, um aparelho que permite analisar o aparelho reprodutivo feminino através de uma câmera. Desse modo, o ginecologista pode indicar pela captação de imagens se encontrou alguma das alterações descritas acima.
A histeroscopia cirúrgica permite tratar as patologias encontradas na diagnóstica. Após o uso de anestesia, a cavidade uterina é expandida com soro fisiológico para a realização dos procedimentos necessários.

 

É necessário algum preparo para este procedimento?

Sim. É recomendado que a paciente não tenha relações sexuais nas 72 horas que antecedem o exame e que utilize as medicações indicadas pelo médico.

Além desse cuidado é pertinente que a mulher não esteja grávida ou menstruada.

Tanto a Histeroscopia Diagnóstica quanto à cirurgica são realizados em nossa clínica de Petrolina.